Produtos Associados
Últimas Notícias
Próximos Eventos

Aplicação

1 - Para aplicação de Osmocolor é necessário utilizar equipamentos de proteção?
Sim, para qualquer produto que contenha solvente é recomendável a utilização de Equipamentos de Proteção Individual. Deve ser feita leitura das instruções de segurança do rótulo antes da aplicação.

2 - Qual melhor tipo de trincha para se obter o bom acabamento com Osmocolor?
Para acabamento fino, utilize trincha de cerdas macias (por exemplo, Tigre 186 e 518). Para acabamento rústico, pode-se utilizar trincha comum. Em ambos os casos, o produto deve ser aplicado com pinceladas longas e sempre no sentido dos veios da madeira. Após alguns minutos de cada demão, repasse a trincha mais seca para uniformizar o acabamento.

3 - Osmocolor Stain pode ser aplicado com boneca?
Sim, mas somente em ambientes internos e móveis.

4 - Quantas demãos são necessárias para aplicar Osmocolor Stain?
Para Osmocolor ST Cores e Cores Sólidas, duas demãos são suficientes para ambientes internos e externos. Mais do que isso, somente quando for necessário intensificar o tom da cor. No caso de Osmocolor Stain Natural UV Gold, puro, em mistura, ou Transparente devem ser aplicados 3 demãos.

5 - Na aplicação do Osmocolor devemos lixar entre uma demão e outra?
Não há necessidade, basta aplicar a segunda demão diretamente sobre a primeira, após intervalo de 12 horas entre demãos.

6 - Osmocolor pode ser aplicado com pistola ou rolinho?
É importante lembrar que Osmocolor foi desenvolvido para aplicação com trincha, em ambientes externos e internos. Não recomendamos a aplicação do Osmocolor Stain Semitransparente com pistola ou rolo, principalmente pelo risco de não haver boa penetração do produto na madeira. Este tipo de aplicação compromete o desempenho do produto, uma vez que a umectação do substrato é inferior à obtida com trincha. No caso de aplicação com pistola ou rolo, há também a possibilidade de manchamento da cor, pois se tratam de produtos transparentes, porém coloridos, sendo muito difícil controlar a homogeneidade de camada, o que pode ocasionar diferenças de tonalidade, com áreas mais carregadas que outras, ocorrendo também diferenças de brilho, pelo mesmo motivo.

Sob determinadas circunstâncias, desde que aplicado por profissionais e com orientação e acompanhamento técnico, a versão Clear da linha Osmocolor Stain (Osmocolor Natural UV Gold, Osmocolor Incolor UV Glass e Osmocolor Transparente), pode ser aplicada com pistola. A aplicação com pistola deve sempre ser seguida de repasse da trincha seca com o produto ainda úmido, para garantir penetração, homogeneidade de cor e da camada.

Já a versão Cores Sólidas, por apresentar maior opacidade, poderá ser aplicada com pistola ou com o rolinho de lã baixa de carneiro ou ainda com rolo de espuma resistente a solvente. Mesmo neste caso, para garantir maior penetração do produto na madeira, o ideal será um repasse com trincha seca.

7 - Osmocolor Stain não está secando. Por que?
Basicamente, podem ser três os motivos:
- Excesso de produto: normalmente identificado no Semitransparente pelo alto recobrimento da textura da madeira. É recomendável remover o produto e reaplicar da forma correta.
- Quando aplicado sobre madeira molhada, verde ou em ambientes fechados e úmidos: qualquer um destes fatores interfere na secagem, em função da dificuldade de evaporação de solvente.
- Madeiras resinosas: as resinas dessas madeiras podem ser incompatíveis com os acabamentos, prejudicando a secagem. Migram para o acabamento e, principalmente no caso de cores claras, é visível o dano que a resina causa nas superfícies (manchas avermelhadas ou castanhas).
Dependendo do acabamento, sugerimos a remoção com Striptizi Gel ou com a Linha Deck ou ainda aplicação de Isolare. Se a aplicação for recente, com o produto ainda mole, pode ser retirado com tíner.

8 - Após aplicação de quatro meses, o Osmocolor sumiu. Por quê?
É pouco tempo para o Osmocolor Stain sofrer este processo. Há três possibilidades:
- Demãos insuficientes do produto - as indicações da embalagem devem ser seguidas. A aplicação deve ser uniforme, com trincha, e a quantidade de produto não deve ser excessiva, mas suficiente para garantir a proteção. Por isso, passe e repasse a trincha para a superfície não ficar muito "seca", com pouco produto depositado.
- Aplicado sobre madeira resinosa - a migração dos extrativos compromete a durabilidade do produto.
- Aplicado sobre outro acabamento (tinta, verniz, etc) - estes acabamentos impedem a penetração de Osmocolor e provocam degradação precoce.

9 - Posso aplicar Osmocolor Stain na sauna?
Não, em saunas não é recomendável a aplicação de acabamentos para madeira.

10 - Apliquei Osmocolor Stain na madeira e manchou. Por quê?
Há duas possibilidades:
- Se for o Semitrasparente pode ser excesso de produto e/ou uma distribuição desigual, ou ainda o uso da trincha em várias direções que não as dos veios da madeira.
- Se for Osmocolor Cores Sólidas, cor clara, verificar o substrato, pois pode ter sido aplicado sobre madeira resinosa e o extrativo migrou para o acabamento.

11 - É recomendado o uso de Osmocolor Stain sobre o bambu?
Não, o bambu é impermeável e o produto não penetrará na madeira.

12 - Posso aplicar Osmocolor Stain num bar, onde só tem bebidas?
Sim, pode.

13 - Pode-se aplicar o Osmocolor Stain em alvenaria?
O Osmocolor foi produzido para a aplicação sobre madeiras. Entretanto, muitos usuários realizam aplicações sobre vários substratos com resultados positivos. Não nos responsabilizamos, todavia, pelo desempenho do produto sobre outras superfícies.

14 - Osmocolor Stain pode ser aplicado sobre outros acabamentos?
Não, são produtos desenvolvidos especialmente para penetrar na madeira, que deve estar totalmente limpa e sem acabamento. Pode ser aplicado somente sobre Pentox Super e Isolare (aplicado sobre madeiras resinosas).

15 - É possível aplicar o Osmocolor Stain sobre verniz/tintas ou vice-versa?
Não recomendamos. Osmocolor é um impregnante e quando aplicado sobre verniz/tinta não penetra nos veios da madeira, comprometendo a aderência. O contrário, verniz/tinta aplicado sobre Osmocolor, em ambientes externos e internos, poderá apresentar trincamento precoce.

16 - Como remover os excessos do Osmocolor durante a aplicação?
Retire o excesso da trincha na borda da lata e faça o repasse com a trincha mais seca.

17 - Osmocolor é compatível com verniz para piso (sinteko) e tintas à base de água?
Não, testes comprovam que não há aderência do verniz no assoalho quando aplicado sobre o Osmocolor, devido às resinas hidrorrepelentes do produto. O mesmo ocorre com tintas à base de água.

18 - Osmocolor Stain pode ser aplicado sobre pisos de madeira?
Osmocolor é bastante recomendado para decks, pois as pessoas normalmente transitam descalças ou de chinelos nestas peças. Decks são superfícies horizontais sujeitas a manutenções constantes, por isso Osmocolor é indicado, pois permite fáceis reaplicações. Não é recomendável para outros tipos de pisos submetidos a alto trânsito.

19 - Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com boneca?
Sim, para ambientes internos (móveis).

20 - Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com rolo?
Sim, embora não seja o tipo de aplicação mais recomendada e, desde que realizada por um profissional capacitado, em determinadas situações, poderá ser utilizado o rolo. Neste caso, o mais indicado é o de lã baixa.

21 - Quais problemas podem ocorrer na aplicação com rolo?
Os problemas que podem acontecer neste tipo de aplicação são: manchas ou baixa penetração do produto no substrato. As manchas ocorrem devido à má distribuição do produto, por ser pigmentado e transparente. Para evitá-lo, é necessário o repasse de trincha, que melhorará a distribuição e garantirá a penetração do produto na madeira.

22 - Osmocolor Stain Natural UV Gold e Transparente podem ser aplicados com pistola?
De forma geral, não recomendamos a aplicação do Osmocolor Stain Semitransparente (Natural UV Gold, Transparente ou Cores) com pistola. Este processo não garante boa penetração do produto na madeira, o que comprometeria a durabilidade. Além disso, há possibilidade da cor manchar, pois se trata de produto colorido, porém transparente.
Sugerimos que o trabalho seja de profissional habilitado, com orientações e acompanhamento da Montana para aplicação com pistola. Aplicado com pistola, é necessário fazer repasse da trincha seca sobre o produto ainda úmido.

23 - A aplicação do Osmocolor Natural UV Gold ou Transparente amarelam a madeira?
Sim, o amarelamento causado pelo uso do Transparente é muito pequeno se comparado ao do Natural UV Gold. Manifesta-se em decorrência do filtro solar que faz parte da composição do produto e, dependendo da cor da madeira, amarela mais ou menos.
Todos os produtos do mercado que contêm filtro solar têm tonalidade levemente amarelada.

24 - Devo aplicar quantas demãos?
Recomendamos que aplique quantas demãos o rótulo do produto sugerir. Esse número pode variar de 2 a 4 demãos. Dessa forma, garante-se um acabamento satisfatório, com melhor desempenho de proteção UV em uso exterior.

25 - Osmocolor Transparente também poderá ser aplicado em decks de piscina?
Não, o produto indicado para decks é o Osmocolor Castanho UV Deck.

Montana Química S.A.
Rua Ptolomeu, 674 | São Paulo - SP - CEP 04762-040 | Brasil
+55 11 3201 0200 - enviar e-mail
Montana / Ground15 - Todos os direitos reservados