- Notícias
5 erros comuns na pintura de madeira e como evitá-los
A pintura de madeira é uma forma prática e eficiente de renovar móveis, como mesas, guarda-roupas e estantes, por exemplo, e estruturas tais como portas,...
A pintura de madeira é uma forma prática e eficiente de renovar móveis, como mesas, guarda-roupas e estantes, por exemplo, e estruturas tais como portas, janelas, decks de piscinas, entre outras, tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos.
Mas, na hora de fazer a aplicação do produto, existem alguns erros que podem prejudicar a fixação da tinta e a qualidade do acabamento. Se você trabalha com pintura profissional ou está pensando em renovar alguma peça de madeira da sua casa, confira nossas dicas.
Pintura de madeira: quando fazer e quais as vantagens?
O uso da madeira está presente na construção civil desde os tempos mais longínquos. Nos projetos de arquitetura e decoração, a presença da matéria-prima também é constante e traz importantes benefícios, como beleza, isolamento térmico e versatilidade.
Seja para dar personalidade às peças novas ou para renovar superfícies antigas, a pintura de madeira é uma excelente opção para modificar a decoração e o ambiente. No entanto, além de remover pinturas e acabamentos anteriores, é preciso evitar alguns erros.
Não lixar a superfície
O lixamento da superfície, principalmente em madeiras envelhecidas, é fundamental para retomar a tonalidade e a textura naturais do substrato. Assim como a aplicação de massa, como explicado a seguir, lixar a madeira é fundamental para a qualidade da pintura.
Não utilizar massa para madeira
A massa para madeira é ideal para corrigir, retocar e nivelar pequenas trincas e rachaduras superficiais. Ao restaurar a textura natural da madeira, é possível melhorar a fixação da tinta e garantir um acabamento de qualidade para a pintura.
Não limpar a superfície antes da pintura
Após a preparação da superfície, que consiste em lixar e aplicar massa específica, é fundamental limpar a superfície. Afinal, a presença de resíduos de poeira e outros tipos de sujeira podem atrapalhar a fixação da tinta e deixar o acabamento craquelado.
Não escolher a tinta adequada
Na hora de selecionar a tinta para pintura de madeira, é necessário considerar alguns fatores. Por exemplo: considere se a aplicação será feita em ambiente interno ou externo e escolha o tipo de acabamento desejado (brilhante, acetinado ou fosco).
Não esperar a tinta secar
Respeitar o prazo de secagem, seja entre demãos ou total, é extremamente importante quando o assunto é aplicação de tinta em superfícies de madeira. Dessa forma, é possível evitar que respingos e bolhas não deixem o acabamento da pintura tão bonito.
Seguindo essas dicas e fazendo uso dos equipamentos e produtos adequados, é possível garantir que a pintura de madeira tenha um excelente e durável acabamento e possibilite a renovação de peças e ambientes de maneira prática e eficiente.
Consiga um acabamento perfeito com a Montana
Se você quer garantir um acabamento perfeito para projetos de pintura de madeira, saiba que os produtos Montana são ideais para garantir a proteção, a preservação, o tratamento e o acabamento do substrato. Consulte o nosso catálogo completo e escolha a melhor opção.