Revitalização de espaço histórico em Campinas - SP
Em peças antigas, ou prédios com muita história para contar, o prejuízo pode ser incalculável. Felizmente, existem produtos e tratamentos que podem salvar e revitalizar instalações, e livrá-las de brocas e cupins de uma vez por todas.
Um caso de sucesso com apoio da Montana Química foi a revitalização do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, instituição voltada à saúde mental em Sousas, distrito de Campinas (SP). O prédio foi fundado em 1924, é tombado pelo patrimônio histórico da cidade e recebeu revitalização em 2018.
Um dos principais desafios na reforma foi salvar o teto original, talhado em madeira, mas que abrigava uma colônia de cupins e diversas demãos de tinta, material que foi se acumulando ao longo das décadas.
A reforma foi parte da edição 2018 da Mostra+Sustentável. O prédio recebeu revitalização de 40 ambientes, que passaram a ser utilizados pelos pacientes, profissionais de saúde e tornaram-se aptos, também, para receber eventos.
Como especialista em acabamentos para madeira, a Montana contribuiu no projeto de restauração do lobby da instituição, assinado pela designer de interiores Stéfane Favoretti.
A Montana visitou as instalações e orientou sobre como proceder com a restauração do teto, além de disponibilizar uma profissional técnica para acompanhar as atividades e fornecer os produtos necessários. O teto foi completamente recuperado utilizando os produtos Striptizi, Isolare e Osmocolor Branco Neve.
“Foi emocionante dar vida a um patrimônio histórico – conta a designer - o teto do lobby abrigava uma colônia de cupins, então, seguindo as orientações da Montana Química, aplicamos um controle de pragas urbanas”.
Foram utilizadas sete latas de removedor para eliminar as camadas de tinta antiga, até chegar à madeira. Depois, mais 20 dias de dedetização para controle e eliminação total dos cupins.
“Após esse período, fizemos a selagem com o verniz e, depois, reconstruímos os locais mais afetados com massa de madeira”, recorda Stéfane.
Além do excelente resultado final, a quantidade de entulho produzido foi zero. E, além da restauração do imóvel, o prédio pôde voltar a ser utilizado pela população.

Post comments

Nenhum template encontrado para o módulo jxmegamenu