Dia dos Pais para vender na pandemia?
O Dia dos Pais é no próximo domingo e muitos lojistas da construção civil podem estar, neste momento, na seguinte situação: na reta final da data comercial e com as dificuldades geradas pela pandemia, ainda não adotaram nenhuma estratégia para aprimorar as vendas.
A boa notícia é: ainda dá tempo. E mesmo que os ganhos a curto prazo sejam menores, a implementação de algumas ações agora poderá ajudar o lojista para o futuro. Com a retomada da economia, isso será essencial para o sucesso de sua empresa.
Veja abaixo algumas dicas preparadas pela Montana Química para esta data:
Entenda seu cliente
“Hum... Acho que hoje eu vou à loja de tintas para comprar o presente para o meu pai”. Esse pensamento seria estranho, certo? Ainda mais com o momento em que vivemos, de pandemia, no qual as pessoas estão saindo menos de casa.
Portanto, a primeira coisa a se entender é que, para a reta final do Dia dos Pais no varejo da construção civil, é muito mais interessante aproveitar o cliente que já está na sua loja ou que passa na frente dela. Isso quando estamos falando em loja física. Obviamente, quando o assunto são as vendas pela internet, a estratégia é outra. Veja mais abaixo.
Faça promoção já
Faça um levantamento rápido de todos os produtos de sua loja que podem ter ligação com a data comemorativa e, dentro dessa lista, destaque os que mais se adequem ao impulso rápido de compra para oferecê-los como promocionais aos clientes da loja. Por exemplo, produtos voltados a hobbies são uma boa pedida de presente para os pais (pintura e envernizamento, furadeiras, ferramentas para jardinagem...). 
Outra ideia criativa é criar uma cesta para o Dia dos Pais. Já pensou nisso? Um kit de conserto para os pais que gostam de fazer isso em suas casas, por exemplo. Ou um kit de pintura simples com os seguintes dizeres: “Que tal dar uma pintura de presente para o seu pai?”
Direcione os colaboradores
É preciso reunir a equipe e instruir seus funcionários sobre as metas desta semana. De nada adianta fazer uma promoção se o time de colaboradores não tiver pleno conhecimento dela e não incentivar os clientes a aproveitá-la.
Estabeleça um padrão momentâneo de abordagem envolvendo a data comemorativa. Por exemplo, os funcionários devem perguntar a todos os clientes, em momento oportuno: “Já comprou o presente do Dia dos Pais? Estamos com uma promoção especial hoje.” Com isso, abrindo oportunidade a novas vendas. 
Para momentos como estes, é essencial entender o conceito de venda adicional, que é oferecer produtos acessórios, agregados ou até diferentes dos produtos originais que buscados pelo cliente.
E o varejo virtual?
Se você tem lido esta série de dicas semanais, já sabe que o comércio eletrônico tornou-se uma das grandes tendências do pós-pandemia e que lojas que não se adaptarem a essa modalidade correm grande risco de fechar as portas.
Mas o que fazer para o Dia dos Pais se a sua loja ainda não tiver um site para vendas online? Começar! Para isso, basta uma pesquisa pela internet para achar inúmeras possibilidades. O Sebrae, por exemplo, tem uma cartilha com o passo a passo de como abrir uma loja virtual.
Caso você já tenha um e-commerce, já está mais do que na hora de aplicar na sua plataforma táticas para o Dia dos Pais. Entenda, também, que as lojas físicas também passam por mudanças e que há novas tendências para o pós-pandemia.
Se você gostou destas dicas, veja mais textos sobre o assunto aqui, no novo site da Montana Química.

Post comments

Nenhum template encontrado para o módulo jxmegamenu