
17
Ago 20
Transformação digital em pequenos negócios
A chamada Revolução Digital trouxe uma grande mudança à sociedade, desde o final dos anos de 1970, com a expansão do uso de computadores. De lá para cá, inúmeras tecnologias foram sendo desenvolvidas para conectar as pessoas ao mundo virtual. Com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, os canais digitais passaram a ser uma “tábua de salvação” para manter as relações sociais e comerciais. Talvez este seja o grande legado da pandemia, que acelerou a transformação digital em diversos setores da indústria e do varejo. Com a maior oferta de ferramentas digitais, o consumidor e o especificador técnico adquiriram novos costumes e modos de consultar preços, pesquisar produtos e comparar as opções no mercado.De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia. Casa & Móveis registrou o maior crescimento no período (entre fevereiro e julho), com 67,21%, seguida por Moda & Acessórios (65,52%), Pets (61,67%), Comidas & Bebidas (57,11%) e Infantil (47,71%).Entre os inúmeros estudos que estão sendo feitos, destaque-se o relatório da MarketsandMarkets, que revelou que o mercado de transformação digital foi avaliado em US$ 290 bilhões em 2018 e estimado a atingir US$ 665 bilhões em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1% no período previsto.Algumas empresas estão expandindo investimento, enquanto outras estão na fase inicial do seu processo de transformação digital. Todavia, não é só a marca ter uma presença online, é preciso trabalhar toda cultura da empresa e engajar as pessoas. Na prática, cada empresa tem que traçar um plano de negócios de acordo com suas características. Criar também uma governança, para acompanhar e medir os resultados em tempo real é fundamental!A dica é buscar soluções que sejam úteis para o momento da operação, com recursos que permitam resolver ou diminuir ao máximo os desafios na prática. A Montana Química selecionou algumas ideias para ajudar você nesta empreitada! Veja a seguir.Pagamentos digitaisCriar uma conta digital para os clientes que utilizam o sistema, sem qualquer burocracia ou taxa para utilização de serviços como pagamentos, transferências, entre outros vai otimizar bastante todo o controle do fluxo de caixa.Desta forma, o lojista pode fazer toda a gestão financeira da loja através de uma conta digital integrada ao sistema, sem cobrança de taxa nas principais operações. Este recurso também permite que o empreendedor possa criar contas para seus funcionários, por onde ele pode até mesmo pagar os salários. Há startups no mercado que oferecem este tipo de solução com custos mais acessíveis.MulticanalidadeComo a comunicação digital na loja física pode influenciar acesso, espaço, processos e decisão de compras? Um dos grandes focos do modelo chamado omnichannel, convergência entre os mundos físico e virtual, é melhorar a experiência do cliente (já falamos sobre omnichannel aqui). Ele também ajuda a gerar insights importantes, como a possibilidade de saber se um cliente abandonou a loja física sem comprar, mas fechou a compra pelo site.Especialistas do mercado afirmam que nenhuma empresa tem um canal omnichannel que consiga mapear todos os clientes e seus comportamentos e experiências. Mas muitas estão nessa jornada, como as grandes redes varejistas.Catálogo digitalQuando o cliente inicia uma pesquisa em sites de busca para procurar um produto ou serviço, a sua expectativa é ter o máximo de informações de forma rápida e confiável. Uma solução interessante para o comércio varejista é ter o catálogo atualizado dos produtos no site. Com ele, o lojista pode otimizar a venda e fazer toda a interação com o cliente até finalização do pedido.Segundo o relatório Neotrust, elaborado pela Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce, no primeiro semestre, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 32,1 bilhões, número que representa crescimento nominal de 16,3% em relação a 2018, quando foram registrados R$ 27,6 bilhões.Se você gostou destas dicas, veja mais textos sobre o assunto aqui, no novo site da Montana Química.
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