O que você aprendeu para a próxima crise?
Sair da zona de conforto! Quem nunca ouviu esta expressão popular? Foi exatamente isso que a crise da pandemia gerada pelo coronavírus trouxe a milhares de pessoas e empresas no mundo todo. Mas a boa notícia é que algumas lições foram aprendidas e, desta forma, todos estamos tendo a oportunidade de rever processos, modelos de negócios e testar novas soluções. 
Pesquisa Qualitativa do Sebrae “Pequenos Negócios e o Enfrentamento da Crise do Coronavírus”, realizada entre abril e junho deste ano com empresários de 11 segmentos, revela que a mudança de postura e consumo dos clientes refletirão diretamente nas transformações dos negócios. Além de mais exigentes e mais conscientes, os consumidores também estão cada vez mais explorando as compras e o relacionamento online.
Há empresários expandindo suas operações ou até abrindo novos negócios. Não existe fórmula mágica para atingir os resultados. Alguns conceitos conhecidos, seja qual for o tamanho do seu negócio, são bastante eficazes no enfrentamento de uma crise: tomada de decisão rápida, gestão do fluxo de caixa e adaptação aos novos formatos de atendimento.
E se você quer ter sucesso no seu negócio, não espere a próxima crise chegar! Continue apostando em novas ideias e faça a diferença junto aos seus clientes. A Montana Química preparou algumas dicas!  Veja a seguir.
Gestão colaborativa
A ampliação de parcerias com mais fornecedores tem se confirmado uma mudança crucial para os negócios, especialmente os pequenos comércios. Na prática, as empresas deixam de ser centralizadoras e estão abertas a trocar ideias e receber propostas de parceiros, startups e também dos colaboradores diretos.
Assim, uma empresa consegue ter vantagem competitiva seja para desenvolver um produto, testar novos serviços, lançar uma campanha promocional, entre outras ações que vão trazer bons resultados em menos tempo.
Serviços diferenciados
O uso das redes sociais para vendas e divulgação deve continuar em alta. Para isso, é importante criar conteúdos atrativos e estratégicos que vão ajudar a gerar “leads” de potenciais clientes interessados em adquirir seus produtos e serviços.
Durante a pandemia, os serviços de delivery ganharam mais atenção dos consumidores para ter a comodidade de receber os produtos em casa.  E daqui para frente, as lojas que oferecerem este serviço de entrega rápida, terão vantagem competitiva! 
E se a palavra de ordem é transformação digital, a sua marca precisar ser vista nas plataformas disponíveis, de acordo com as características do modelo de negócio da empresa.
Agilidade na tomada de decisão
O cliente diz muito sobre o seu negócio. Quanto mais você souber por onde ele anda, por quais sites navega, canais preferidos e quais seus interesses, melhor!
Se antes os indicadores mais importantes de uma loja eram sobre volume bruto de mercadorias e faturamento, hoje existem muitos outros KPIs (Key Performance Indicators), uma técnica de gestão para medir desempenho a partir dos dados analisados.
Se você gostou destas dicas, veja mais textos sobre o assunto aqui, no novo site da Montana Química.

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