Gôndola digital?
O varejo no país, o que inclui o da construção civil, está vendo a experiência dos consumidores mudar com a pandemia de Covid-19. Uma das grandes tendências do segmento é a digitalização das empresas, e a pergunta “como vender melhor pela internet” está no centro das discussões.
Se você, lojista de material de construção, já tem ou está pensando em ter uma loja virtual, precisa saber o conceito de “gôndola digital”.
Uma pesquisa da Kantar mostrou que 45% dos brasileiros estão dispostos a aumentar o volume de compras pela internet. Os motivos são bem claros: economia de tempo (60%), preocupação com a doença (60%) e experiência melhor do que a loja física (47%).
Os dados mostram como a internet tem desempenhado papel fundamental no varejo, mas também revelam algo interessante: se 47% dos consumidores acham que a experiência de compra na internet é melhor do que na loja física, 53% não acham isso!
Seja para o cliente que já entrou no mundo virtual, seja para aquele que ainda não entrou, lojistas que querem se destacar devem vencer a barreira do “oferecer” para alcançar o “como melhor oferecer” um produto pela internet.
Mas como substituir a experiência de compra na loja física? A conversa com o funcionário para tirar uma dúvida? Manusear uma furadeira para sentir seu peso? Ver um verniz aplicado sobre uma madeira para perceber seu brilho? Colocar uma foto e o preço no site já não é o bastante. Daí a necessidade de transformar a sua “gôndola” na internet em algo cada vez mais atrativo.
Veja abaixo algumas dicas preparadas pela Montana Química para melhorar a experiência digital do seu cliente na hora da compra:
Reproduza sensações
Reproduza algumas sensações da loja física, com splashes de promoções, cenário e produtos 3D, além de frases e mesmo personagens característicos do ponto de venda.
Layout
Formate no seu site um layout dinâmico, pré-desenhado e adaptado ao “rolar de dedos” para a melhor rotina de compras. Um webdesign responsivo para os mais variados tipos de tela (do desktop ao smartphone) também é essencial para oferecer uma experiência de compra fluida.
Categorias e outros
Gerencie por categoria (como será a apresentação de cada categoria, simulando o caminhar dos olhos pela gôndola), o sortimento (produtos são relevantes para seus consumidores), as rupturas (garantir a presença do produto para entrega), os preços (a forma de comunicar), a promoção (como chamar atenção pensando em um ponto extra e/ou ponta de gôndola, como destacá-lo para chamar atenção).
Informação ao máximo
Infográficos, atributos em destaque, vídeos adesivados a produtos (como “veja receitas” ou “saiba como aplicar”). Essas informações podem não só atrair o consumidor a avaliar determinado produto como serem o limiar entre o fechamento e a desistência da compra.
Pesquise
Veja se é interessante para a sua empresa gerenciar todo esse serviço ou contratar uma empresa especializada. Por mais que estejamos passando por uma época de dificuldade econômica, empresas que não entenderem a nova significação da gôndola virtual correrão grande risco de não sobreviverem no mercado.
Gostou das dicas? Acompanhe nossos informativos semanais no site da Montana Química.

Post comments

Nenhum template encontrado para o módulo jxmegamenu