Aprimore e retome o contato com os clientes
Na primeira dica que a Montana Química preparou para lojistas da construção civil durante a pandemia, ainda em março, uma das sugestões era: seja proativo com clientes.
Com a previsão de que as lojas físicas estariam fechadas por vários meses, a única forma de fazer com que os clientes estivessem próximos seria pelo telefone ou pela internet.
Tenha você seguido ou não a dica, passados seis meses, vivemos um outro momento: o de retomada gradativa. Agora, mais do que nunca, é hora de retomar ou aprimorar os contatos com potenciais consumidores.
Veja dicas preparadas pela Montana Química.
Atualize o cadastro
Se você já reabriu a loja, retoma essa importante atividade, que é o cadastro dos clientes. Com ele você consegue reunir informações essenciais dos seus consumidores, o que poderá lhe direcionar para melhores vendas durante a retomada.
Mesmo que sua loja física ainda não esteja aberta, você ainda pode fazer o cadastro pelo site, caso você tenha um. Utilize táticas para incentivar os clientes a preencher o cadastro, como sorteio de brindes ou pequenos descontos.
Invista no pós-venda
As táticas que garantem a permanência do cliente após a compra são várias. Em um momento no qual a satisfação do cliente é importante, ofereça canais para responder a dúvidas, pedidos e reclamações.
Não deixe de entrar em contato após uma compra para saber se a experiência com o produto ou serviço foi satisfatória. Incentivar vendedores a manter um relacionamento proativo com os clientes também é essencial.
Grupos de WhatsApp
Se você ainda não criou grupos para pedido de produtos, divulgação de informações e produtos da loja, faça já! Lembre-se de questionar os clientes se eles querem participar do grupo. Veja como criar grupos no WhatsApp.
Explore o telemarketing
Você não precisa de uma equipe gigante para fazer telemarketing e pode começar com apenas um funcionário. O importante é ter um script bem definido e um ótimo treinamento.
Além disso, dicas de bom relacionamento para atendentes e vendedores valem em qualquer período, mas, durante a pandemia, é preciso prestar atenção a alguns detalhes.
É preciso entender que as dúvidas e reclamações de clientes tendem a subir neste momento, por isso, reorganizar e treinar a equipe é essencial. 
Internet é tudo
Não feche os olhos para uma das principais tendências do pós-pandemia: a transformação digital. Mesmo os pequenos negócios precisarão se adaptar. Quem tem um site e redes sociais está muito à frente no relacionamento com o cliente e, claro, nas vendas. Se você ainda não investiu nisso, já está atrasado.
Veja como fazer um site para sua empresa.
Curtiu as dicas? Veja mais delas no site da Montana Química. 

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