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Clientes na pandemia: identificar os melhores e conquistar novos
Pequenas alterações e novos hábitos no seu negócio podem atrair clientes, mesmo durante o isolamento social. Você já deve saber. Nunca foi boa coisa abrir...
Por: Redação Montana
Pequenas alterações e novos hábitos no seu negócio podem atrair clientes, mesmo durante o isolamento social.
Você já deve saber. Nunca foi boa coisa abrir a porta da loja e esperar sentado os clientes chegarem.
Agora, em um momento no qual as ruas estão mais vazias, e existem estabelecimentos nos quais, inclusive, há limite de clientes por vez, o quadro é ainda mais claro, e você deve concordar: não podemos ficar parados. Ou seja: para vender, é preciso ainda mais proatividade, ir atrás do consumidor.
Por isso mesmo, é hora de reforçar laços, pois a quarentena e o coronavírus irão passar, mas as necessidades dos clientes, e a procura por produtos para reforma e manutenção da casa, essas são permanentes.
Veja algumas sugestões da Montana Química para fortalecer o prospecto de clientes, mesmo neste momento.
1 – Observe no controle da loja quais são os principais clientes consolidados, e o quanto eles influem no final de cada mês. Ao mesmo tempo, descubra os pontos em comum dos principais compradores. É possível prospectar, e encontrar novos consumidores com base nesses dados. Neste post que recomendamos, você aprende a reconhecer alguns perfis de clientes.
2 – Sabemos que este é um momento de não medir esforços para sobreviver à crise, mas mesmo agora, alguns investimentos estratégicos podem dar mais fôlego à sua companhia. Por exemplo, adotar um software de gestão comercial. Eles ajudam a identificar comportamentos dos clientes, e inclusive, a cortar custos.
3 – Além de reorientar algumas posições do time para, muito provavelmente, reforçar atenção com estoque e logística, e vendas online e por telefone, é importante trabalhar um outro aspecto da equipe: empatia e sensibilidade. Todos estamos preocupados e com pouca ideia de como estarão as coisas daqui a algumas semanas ou um mês.
4 – É hora, também, de ser criativo e sensível, colocando-se também no lugar do cliente que está indeciso. Talvez ele até desista de fazer a compra nesse momento exato, mas pode se lembrar da boa conversa daqui a uma semana, ou um mês.
5- Nem todas as companhias, principalmente lojas menores, podem arcar com os custos de uma agência de comunicação, de mídias sociais ou marketing. No entanto, pode valer a pena utilizar as redes sociais, ou anúncios mais simples, para atualizar as pessoas sobre como você está lidando com a crise. Esse tipo de ação pode gerar uma onda positiva de visibilidade. É possível fazer isso através de lives, com dicas e orientações. Veja esse outro artigo que publicamos!