• Notícias
3 min

Como começar a fazer lives nas redes sociais?

Transmitir seu conhecimento sobre um assunto e interagir com uma nova audiência é uma ferramenta para ganhar público – na internet e na vida real....

Por: Redação Montana
Como comecar a fazer lives nas redes sociais
Transmitir seu conhecimento sobre um assunto e interagir com uma nova audiência é uma ferramenta para ganhar público – na internet e na vida real. Veja algumas dicas da Montana Química!
Mesmo que você não fique o tempo todo de olho na internet, já deve ter ouvido falar nas lives, ou seja, transmissões ao vivo que podem acontecer a partir de várias redes sociais, como o Instagram ou o YouTube.
Pode parecer complicado, mas, na verdade, qualquer pessoa com uma conexão de internet e um celular com câmera pode começar a fazer suas próprias transmissões.
Você tem algum tipo de informação ou dica que vale a pena ser dividida? Quer criar um público que se interessa pelo mesmo campo que você? Ou mostrar um produto que vale a pena?
Gerar conteúdo não só coloca você ou sua empresa como referência no mercado, como também atrai clientes e parceiros em potencial. Veja quais são os primeiros passos para começar!
 

-Faça um planejamento do que falar

 
Se você não tem experiência em improvisar, e quer sentir mais segurança na hora que começar a gravar, o ideal é planejar os assuntos sobre os quais deseja falar.
Você não precisa escrever absolutamente tudo que dirá durante a transmissão, mas anotar os tópicos pode ajudá-lo a não ter um “branco” na hora da live.
Se você vai fazer um tutorial sobre como tratar uma superfície de madeira, ou como aplicar uma mão de tinta em uma parede, ou até mesmo mostrar como trabalhar com tintas em spray tente imaginar quais são as dúvidas mais comuns que podem surgir. Isso nos leva ao próximo tópico:
 

-Ensaiar não faz mal a ninguém

 
Se você não tem intimidade alguma com câmeras, talvez valha a pena ensaiar. Fique à vontade e reserve um cantinho da casa para fazer o teste. Basta gravar o vídeo e checar como ficou. É possível ouvir bem o que você fala? Não coloque muita pressão em si mesmo! Lembre-se que não é necessário a desenvoltura do William Bonner. São seus primeiros passos.
 

-Preste atenção no que vai aparecer ao fundo

 
Depois do primeiro teste de “oratória”, por assim dizer, dê uma olhada em como está o pano de fundo do seu espaço.
É claro que o conteúdo, e sua mensagem, é o primordial, e você não precisa criar um cenário de novela para suas transmissões. Todavia, com certeza você entende a importância de uma parede bem pintada, por exemplo, e uma cor de fundo bacana.
Um cenário bem cuidado ajuda a passar credibilidade e segurança.
 

-Teste uma, duas, três vezes

 
Você tem de estar preparado para eventuais falhas, ou variações na sua conexão com a internet. Isso é comum e normal. Também fique atento para os comentários que vão surgir enquanto você faz sua transmissão. O som da sua voz está alto e claro? As pessoas estão conseguindo ver com precisão o que você está demonstrando?
Por isso vale a pena gravar vídeos antes da apresentação, passando a limpo todos esses detalhes.
A cada tentativa, você certamente irá lembrar ou perceber algum detalhe que está faltando. Se for usar um celular para fazer seu vídeo, tente transmitir de um ponto onde você tenha certeza de que o sinal de internet é forte, sem muitas alterações. Se for utilizar um notebook, tente mantê-lo conectado a um cabo de internet. O risco de a conexão cair ou oscilar é muito menor.
 

-Divulgue

 
Se você está pronto para começar sua carreira na internet, agora é a hora de perder a vergonha! Chame seus amigos, utilize os contatos que possui no seu negócio, e certifique-se de garantir alguns familiares, amigos e clientes mais próximos como audiência garantida.
Mas lembre: são seus primeiros passos, e se o seu conteúdo for bom, sua audiência vai crescer. Não desanime!
 
 
Compartilhar