- Notícias
Como proteger madeiras recém-serradas?
A madeira tem um importante papel na sociedade e tem sido utilizada há muitos e muitos anos para a confecção de estruturas, como esquadrias, pisos,...
A madeira tem um importante papel na sociedade e tem sido utilizada há muitos e muitos anos para a confecção de estruturas, como esquadrias, pisos, forros e revestimentos, peças decorativas e móveis, como mesas, estantes e guarda-roupas.
Por esse motivo, quem trabalha com essa matéria-prima sabe que garantir a proteção das madeiras recém-serradas é fundamental. Isso porque o ataque de alguns tipos de insetos e fungos pode causar a deterioração do substrato e a perda de seu valor de mercado.
Madeiras recém-serradas e fungos: quais os riscos?
Antes de qualquer coisa, é importante relembrar quais características tornam a madeira uma das matérias-primas mais utilizadas pela construção civil e pelo setor moveleiro. Basicamente, a madeira é um substrato que oferece, entre outras vantagens:
- resistência;
- versatilidade;
- durabilidade.
Sendo assim, é a opção indicada para diferentes tipos de projetos, desde os mais simples até os mais complexos. No entanto, a falta de cuidado com o material, especialmente durante e após a serragem, pode comprometer essas qualidades.
Como se sabe, o ataque de fungos, por exemplo, é um dos riscos que as madeiras recém-serradas correm, especialmente após a extração e durante o transporte e armazenamento. Caso não sejam adotados os devidos cuidados, os fungos causam:
- depreciação comercial;
- aspecto pulverulento;
- manchas azuladas e acinzentadas.
Desse modo, a aplicação de preservativos de madeira é imprescindível para prolongar a vida útil do substrato e, consequentemente, das peças derivadas da madeira, assim como prevenir o ataque de agentes deterioradores, especialmente de origem biológica.
Dicas para proteger madeiras recém-serradas contra fungos
As serrarias e madeireiras que trabalham com madeiras recém-serradas devem adotar diferentes estratégias para evitar o ataque de fungos manchadores e emboloradores que podem inutilizar o substrato, como cuidar da secagem e do armazenamento das peças.
Além disso, como citamos anteriormente, a aplicação de produtos específicos para promover a preservação da madeira é recomendada. Um dos exemplos de preservativos para madeira é o Osmotox Plus, eficiente fungicida industrial.
O produto foi desenvolvido à base de Quelato de Cobre Carbamato para proteger madeiras verdes serradas ou em toras. Para garantir sua eficiência, o tratamento deve ser iniciado na fase primária do processamento industrial, durante o desdobro da tora.
A composição do preservativo Osmotox Plus é ambientalmente amigável, apresenta odor ameno e oferece alta proteção ao mesmo tempo em que preserva as características da madeira, especialmente seu valor de mercado, resistência e durabilidade.
Conte com a Montana e encontre preservativos para madeira
A Montana Química está há mais de 60 anos no mercado, desenvolvendo preservativos, tratamentos, acabamentos e protetores para madeira. Nosso catálogo é recheado de produtos que oferecem alta qualidade, eficiência e preços justos.
O Osmotox Plus da Montana é um preservativo indicado como tratamento industrial profilático contra o ataque de fungos manchadores e emboloradores. Para mais informações sobre como adquirir o produto, consulte nossa equipe.