• Montana Pelo Brasil
  • Soluções e Consultoria
2 min

Controle de Qualidade

Um programa de controle de qualidade adequado é o caminho mais seguro para redução de custos, eliminação de desperdícios no tratamento industrial da madeira e...

Por: Redação Montana
Controle de Qualidade
Um programa de controle de qualidade adequado é o caminho mais seguro para redução de custos, eliminação de desperdícios no tratamento industrial da madeira e o que é mais importante, para garantia de satisfação do cliente final.
Nas usinas de preservação de madeiras estão presentes rotinas para o monitoramento permanente da qualidade da solução preservativa como, por exemplo, o ajuste da sua concentração ao uso final da madeira tratada. Entretanto, o acompanhamento do balanceamento químico da solução preservativa, a medição dos seus valores de pH e, em última análise, a determinação da retenção e da penetração de preservativo numa amostra representativa do lote submetido a tratamento dependem da existência de um laboratório químico.
Por isso, a Montana Química S.A. oferece esse suporte aos seus clientes e parceiros, disponibilizando recursos laboratoriais especializados e mão-de-obra altamente qualificada e legalizada junto ao Conselho Regional de Química, para a condução de testes em amostras de madeira e de solução preservativa, priorizando a rapidez e credibilidade em seus resultados.
Para manter a agilidade do resultado das análises, este Laboratório foi dimensionado para atender a um total de cinco amostras mensais de madeira e de solução por Usina, independentemente do produto usado ser o Osmose K33C ou o MOQ OX50. Quando as amostras são recebidas da forma de baquetas, o laboratório tem condição de apresentar os resultados mais rapidamente, o que não ocorre quando elas são enviadas na forma de toretes, que demandam procedimentos adicionais que, consequentemente, retardam o prazo para expedição do relatório.
Por último, e nem por isso menos importante, é que os responsáveis pelas UPM’s analisem de forma construtiva os dados contidos nesse relatório, trilhando o caminho da melhoria contínua das unidades de tratamento sua responsabilidade, valorizando, assim, o custo intangível desse serviço que lhes está sendo prestado, para saber mais consulte a Montana Química.
Compartilhar