- Notícias
Dicas para criar um jardim suspenso incrível
As flores e as plantas nos conectam com a natureza e dão um charme a mais para qualquer ambiente, não é mesmo? Mas, nem todo...
As flores e as plantas nos conectam com a natureza e dão um charme a mais para qualquer ambiente, não é mesmo? Mas, nem todo mundo tem condições de manter um jardim convencional, seja por falta de recursos ou mesmo de espaço para abrigá-lo.
No entanto, espaço pequeno não é sinônimo de falta de espaço. Se você mora em um apartamento ou casa sem área externa ou com espaço reduzido, saiba que é possível cultivar plantas através de um jardim suspenso, também conhecido como jardim vertical.
Jardim suspenso: como criar um modelo incrível?
A solução moderna para o paisagismo em pequenos espaços atende pelo nome de jardim suspenso. Como o nome sugere, nesta modalidade de jardinagem os vasos, flores e plantas ficam pendurados no teto, ou então, nas paredes das varandas e sacadas.
Para que isso seja possível, são utilizados prateleiras, pallets e nichos, geralmente de madeira. Criar um jardim vertical é mais fácil do que se imagina, mas é importante seguir algumas dicas para aproveitar o espaço e torná-lo bonito, funcional e aconchegante.
Avalie o espaço da sua sacada ou varanda
Antes de qualquer coisa, é importante avaliar atentamente o espaço disponível. Se a sua sacada ou varanda for muito pequena, talvez a melhor opção seja instalar ganchos no teto para sustentar os vasos e arranjos sem atrapalhar a circulação.
Prepare a parede para a instalação dos suportes
Caso o espaço seja um pouco maior, é possível instalar suportes, como nichos, prateleiras e pallets de madeira na parede. Primeiramente, é importante preparar a superfície fazendo a aplicação de algum tipo de acabamento, como gesso ou tinta, por exemplo.
Escolha, renove e proteja o suporte escolhido
Para dar acabamento e proteção aos nichos, às prateleiras e aos paletes de madeira, é possível utilizar uma série de produtos, como o Verniz Tingidor, que tinge, renova, impermeabiliza e enobrece substratos de madeira em ambientes externos.
Faça a instalação dos ganchos, prateleiras, pallets ou nichos
Com a parede preparada e os suportes escolhidos, renovados e protegidos, o próximo passo é fazer a instalação na parede, ou então, no teto. Certifique-se que a superfície é segura e que os suportes fiquem bem firmes para evitar a queda dos vasos.
Quais espécies de plantas são indicadas para jardins verticais?
Para escolher a espécie de planta ideal, é preciso considerar se o seu jardim suspenso ou vertical está localizado em um ambiente interno ou externo. Isso porque a incidência de sol, umidade, vento, iluminação e chuva pode interferir no desenvolvimento das plantas.
Espécies indicadas para ambientes internos
- samambaia;
- véu-de-noiva;
- babosa-de-pau;
- renda-portuguesa;
- chifre-de-veado.
Espécies indicadas para ambientes externos
- jiboia;
- hera-inglesa;
- colar-de-pérolas;
- orquídea-grapete.
Crie um jardim suspenso incrível com os produtos Montana
Os produtos da Montana são ideais para proteger, preservar e dar acabamento às superfícies de madeira localizadas em ambientes internos e externos, como é o caso dos jardins suspensos expostos ao sol, à chuva e à umidade, por exemplo.
Entre em contato e saiba como adquirir vernizes, stains, tintas e esmaltes da Montana.