- Notícias
Entenda Como Funciona o Tratamento de Madeira em Autoclave
Que a madeira é resistente ninguém discute. No entanto, isso não significa que esteja livre do ataque de agentes que aceleram sua deterioração e podem...
Que a madeira é resistente ninguém discute. No entanto, isso não significa que esteja livre do ataque de agentes que aceleram sua deterioração e podem ser físicos, químicos ou biológicos. E o tratamento de madeira em autoclave tem justamente como objetivo potencializar a aplicação de inseticidas e fungicidas que protegem o substrato.
Tratamento de madeira em autoclave: o que é e por que fazer
A madeira extraída, em seu estado natural, é um material que está sujeito ao ataque de agentes que agem acelerando a deterioração do material, como é o caso dos organismos xilófagos, por exemplo, que são famosos porque “comem a madeira” causando prejuízos.
Dessa forma, o tratamento de madeira em autoclave consiste em um tratamento preventivo que aumenta a proteção do substrato e também sua vida útil. E como isso é possível? Através da aplicação de soluções químicas diretamente nos veios da madeira.
Basicamente, a madeira é depositada em uma câmara cilíndrica onde é submetida a etapas de vácuo e alta pressão que abrem os poros do material para facilitar a aplicação de soluções químicas com função inseticida e fungicida que evitem sua deterioração.
Como funciona o tratamento de madeira em autoclave?
Um tratamento de madeira em autoclave é realizado em etapas. De modo geral, o processo é dividido em cinco etapas que garantem a eficiência da aplicação de uma solução própria para utilização em processos industriais de preservação de madeira.
- O primeiro passo consiste em colocar a madeira na câmara e preencher o tanque do equipamento com a solução desejada.
- O sistema de vácuo é acionado para que a maior parte do ar e da umidade seja removida das células da madeira.
- Ainda com o vácuo trabalhando, a solução imunizante é transferida do tanque para o sistema de autoclave.
- O líquido imunizante penetra nas células da madeira sob alta pressão até que ocorra a saturação do material.
- O líquido imunizante é novamente transferido para o tanque de armazenamento e o vácuo final remove o excesso de produto presente na superfície da madeira.
As vantagens do tratamento em autoclave incluem: ampliação da resistência natural da madeira contra o apodrecimento e a ação de agentes deterioradores e organismos xilófagos (que se alimentam da madeira), como brocas e cupins, fungos apodrecedores e furadores marinhos (moluscos e crustáceos).
Dessa forma, é um tratamento que impede a degradação da madeira e garante que o material possa ser utilizado em contato direto com o solo, na construção civil, em postes e cercas, entre outras aplicações, sem que ocorra rápida degradação.
- Veja também: Madeira Osmopressurizada
Encontre o produto certo para preservação de madeira na Montana
Preservação e proteção de superfícies de madeira são os principais objetivos dos produtos Montana. Nossa linha de preservação de madeira contribui para aumentar a vida útil e evitar a degradação do substrato com máxima segurança e eficiência, e fornece excelentes opções de preservativos para tratamento de madeira em autoclave. Para saber como e onde adquirir o produto adequado, entre em contato com o nosso atendimento.