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Estoque: o que fazer em tempos de pandemia?

As ações governamentais determinando o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) acabaram repercutindo na saúde financeira das empresas. Para os lojistas da...

Por: Redação Montana
Estoque o que fazer em tempos de pandemia

As ações governamentais determinando o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) acabaram repercutindo na saúde financeira das empresas. Para os lojistas da construção civil não está sendo diferente: lojas por todo o país está de portas fechadas.

Confira algumas dicas de como lidar com seu estoque neste momento. A Montana Química, neste segundo texto com dicas para enfrentar a pandemia, aborda o estoque, com ações que podem ser feitas para reduzir o impacto econômico da doença na sua empresa.

Entenda a oferta

Nestas primeiras semanas de portas fechadas, o empreendedor deve analisar a mudança no perfil do consumo de seus clientes. Obviamente, deve ter havido redução das vendas, mas tente observar quais produtos têm sido mais requisitados (para delivery ou pela internet) para se adequar às próximas semanas. É essas mercadorias que devem estar mais presentes em seu estoque, inclusive em seu estoque de segurança.

Seja rápido Para empresários que contam com mais de uma loja, é preciso entender que praças diferentes podem ter dinâmicas diferentes – incluindo a gestão de estoque.

Ao mesmo tempo, ser rápido na logística de transporte de mercadorias é uma vantagem neste momento. Locais com baixo estoque de um produto importante pode ser provisionados se houver rapidez da empresa. A mesma filosofia é válida para lidar com fornecedores (veja mais abaixo).

Faça análise ABC

Se você ainda não conhece a Curva ABC (ou Análise ABC), está mais do que na hora de estudar o assunto. É uma análise de inventário que categoriza o estoque para facilitar o seu gerenciamento. Veja mais detalhes sobre a teoria neste link.
Estoque alto prévio

Empresários que estavam com estoque alto de produtos antes da crise podem aproveitar este momento para investir em promoções, principalmente com a provável queda no número de vendas.

Para isso, aposte na divulgação por todos os meios possíveis (internet, telefone, cartaz em frente à loja…). Entre as opções estão: parcelamento sem juros, frete grátis e desconto na compra pequeno de mais de um produto.

Estoque baixo prévio Se seu estoque já estava baixo antes da crise ou neste momento, não é preciso sair correndo para comprar produtos.

O empresário pode adotar a tática de manter o seu capital de giro negativo, desde que consiga cumprir com a promessa de prazo de entrega ao consumidor. Você só conseguirá fazer isso se contar com uma rede confiável de fornecedores e logística excelente para entrega.

No digital, aumente com cautela

Para empresários que atuam com vendas por meio da internet (e-commerce), é preciso aumentar o estoque neste momento, caso haja possibilidade financeira para isso.

Geralmente, o comércio virtual trabalha com estoques menores, mas já está ocorrendo a tendência de aumento de vendas por esses canais, ou seja, com o aumento da procura, perde-se dinheiro caso não haja estoque necessário.

Dialogue com colaboradores

De nada adianta promover alterações temporárias no estoque se seus colaboradores não forem informados e não sejam capacitados para isso.

É preciso explicar a eles não só as mudanças e como trabalhar dessa nova forma, mas também explicar o porquê precisam fazer isso. Assim, os processos logísticos ficam mais claros, ágeis e efetivos.

Dialogue com fornecedores

As alterações em seu estoque devem estar em consonância com a capacidade e interesse de seus fornecedores. É essencial ter isso em mente porque, muitas vezes, o empresário adota uma nova política de estoque e nem todos os seus parceiros são capazes de atendê-lo. Se tiver dúvidas, entrem em contato com a gente!

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