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Gôndola digital?
O varejo no país, o que inclui o da construção civil, está vendo a experiência dos consumidores mudar com a pandemia de Covid-19. Uma das...
Por: Redação Montana
O varejo no país, o que inclui o da construção civil, está vendo a experiência dos consumidores mudar com a pandemia de Covid-19. Uma das grandes tendências do segmento é a digitalização das empresas, e a pergunta “como vender melhor pela internet” está no centro das discussões.
Se você, lojista de material de construção, já tem ou está pensando em ter uma loja virtual, precisa saber o conceito de “gôndola digital”.
Uma pesquisa da Kantar mostrou que 45% dos brasileiros estão dispostos a aumentar o volume de compras pela internet. Os motivos são bem claros: economia de tempo (60%), preocupação com a doença (60%) e experiência melhor do que a loja física (47%).
Os dados mostram como a internet tem desempenhado papel fundamental no varejo, mas também revelam algo interessante: se 47% dos consumidores acham que a experiência de compra na internet é melhor do que na loja física, 53% não acham isso!
Seja para o cliente que já entrou no mundo virtual, seja para aquele que ainda não entrou, lojistas que querem se destacar devem vencer a barreira do “oferecer” para alcançar o “como melhor oferecer” um produto pela internet.
Mas como substituir a experiência de compra na loja física? A conversa com o funcionário para tirar uma dúvida? Manusear uma furadeira para sentir seu peso? Ver um verniz aplicado sobre uma madeira para perceber seu brilho? Colocar uma foto e o preço no site já não é o bastante. Daí a necessidade de transformar a sua “gôndola” na internet em algo cada vez mais atrativo.
Veja abaixo algumas dicas preparadas pela Montana Química para melhorar a experiência digital do seu cliente na hora da compra:
Reproduza sensações
Reproduza algumas sensações da loja física, com splashes de promoções, cenário e produtos 3D, além de frases e mesmo personagens característicos do ponto de venda.
Layout
Formate no seu site um layout dinâmico, pré-desenhado e adaptado ao “rolar de dedos” para a melhor rotina de compras. Um webdesign responsivo para os mais variados tipos de tela (do desktop ao smartphone) também é essencial para oferecer uma experiência de compra fluida.
Categorias e outros
Gerencie por categoria (como será a apresentação de cada categoria, simulando o caminhar dos olhos pela gôndola), o sortimento (produtos são relevantes para seus consumidores), as rupturas (garantir a presença do produto para entrega), os preços (a forma de comunicar), a promoção (como chamar atenção pensando em um ponto extra e/ou ponta de gôndola, como destacá-lo para chamar atenção).
Informação ao máximo
Infográficos, atributos em destaque, vídeos adesivados a produtos (como “veja receitas” ou “saiba como aplicar”). Essas informações podem não só atrair o consumidor a avaliar determinado produto como serem o limiar entre o fechamento e a desistência da compra.
Pesquise
Veja se é interessante para a sua empresa gerenciar todo esse serviço ou contratar uma empresa especializada. Por mais que estejamos passando por uma época de dificuldade econômica, empresas que não entenderem a nova significação da gôndola virtual correrão grande risco de não sobreviverem no mercado.
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