- Soluções e Consultoria
Madeira é Isolante Térmico?
A madeira é amplamente explorada na arquitetura e decoração porque se trata de um material versátil, que confere aconchego e elegância. Mas, além de seus...
A madeira é amplamente explorada na arquitetura e decoração porque se trata de um material versátil, que confere aconchego e elegância. Mas, além de seus atributos estéticos, o substrato oferece outras características igualmente importantes, como resistência e durabilidade. Além disso, é um excelente isolante térmico, você sabia?
O que é isolamento térmico?
É fácil perceber que a tendência natural é que dois espaços transfiram calor entre si. O objetivo? Igualar suas temperaturas. Dessa forma, se a temperatura externa está muito alta e a interna mais baixa, os dois ambientes irão “trocar” calor para igualar a temperatura.
Um material isolante, por sua vez, tem como objetivo atrapalhar esse processo e garantir que a temperatura seja sempre agradável. Em uma residência, por exemplo, esse processo garante que o ambiente interno esteja sempre quentinho, mesmo durante o inverno.
Neste cenário, existem diferentes opções de materiais que são considerados isolantes térmicos. Mas, será que a madeira realmente cumpre essa função?
Madeira como isolante térmico: realmente vale a pena?
O Brasil é um país tropical. No verão, as temperaturas são bastante elevadas, enquanto no inverno o frio pode ser bastante intenso. Por esse motivo, é essencial garantir que as construções utilizem materiais que melhorem e aumentem o conforto térmico.
Um dos mais indicados é a madeira, que apresenta um conjunto de características, físicas e mecânicas, que tornam o substrato único e um dos mais utilizados desde os tempos mais remotos. No entanto, a madeira é isolante térmico?
Sim, é possível classificá-la como uma matéria-prima de baixa condutividade térmica. Isso significa que o material é capaz de manter a temperatura da casa neutra, pois não absorve e nem dissipa o calor quando as temperaturas estão muito quentes ou em dias muito frios.
Além disso, a madeira demora muito para ficar quente. Por esse motivo, é utilizada na fabricação de objetos de uso cotidiano, como colheres de pau e fósforo, e também em projetos da construção civil, em assoalhos, entre outras estruturas.
Embora a madeira seja, naturalmente, um excelente isolante térmico, é fundamental ter atenção à qualidade do material. No processo de extração e preparo, por exemplo, a aplicação de bons preservativos auxilia na proteção e na preservação da madeira.
Conheça os preservativos de madeira da Montana
Os preservativos industriais são produtos que têm em sua composição materiais que atuam na proteção da madeira contra o ataque de insetos xilófagos, como brocas e cupins, fungos manchadores e emboloradores, assim como retardantes de chamas.
A linha industrial da Montana inclui produtos como Osmose K33, MOQ OX 50, Osmoguard FR100, Osmotox Plus, Xiloflex Acqua, Xiloblock Acqua, Osmose TI 20, Osmose TI 80 e Osmose CP 50, que protegem e preservam a madeira. Consulte nossa equipe e saiba como e onde adquirir.