• Soluções e Consultoria
2 min

O que é madeira tratada?

A utilização da madeira como matéria-prima na construção de móveis e estruturas utilizadas na construção civil não é aleatória. Afinal, a madeira é um substrato...

Por: Redação Montana
O que é madeira tratada

A utilização da madeira como matéria-prima na construção de móveis e estruturas utilizadas na construção civil não é aleatória. Afinal, a madeira é um substrato resistente, durável, versátil e que confere beleza e sofisticação aos projetos. Hoje em dia, é possível escolher entre diferentes tipos de madeira, como é o caso da madeira tratada. Mas, quais os diferenciais desse tipo de madeira?

Madeira tratada: o que é e por que usar?

O uso da madeira na construção civil e na indústria moveleira é motivado, basicamente, por duas propriedades fundamentais que esse tipo de matéria-prima naturalmente oferece: resistência e durabilidade. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Isso porque umidade, sol, chuva, fungos causadores de manchas e bolores e insetos xilófagos (brocas e cupins) podem danificar o substrato esteticamente e estruturalmente.

Dessa forma, o uso de madeira tratada é indicado porque oferece importantes vantagens:

  • melhora na qualidade e na durabilidade do acabamento aplicado à madeira;
  • maior versatilidade ao material, que pode ser utilizado em contato direto com o solo;
  • prevenção contra o ataque de agentes biológicos (insetos xilófagos e fungos manchadores e emboloradores).

A madeira tratada nada mais é do que um material que foi modificado por algum elemento químico, os chamados preservativos. Os preservativos de madeira tem como objetivo proteger o material, aumentar sua durabilidade e resistência e melhorar o acabamento.

Como é desenvolvida a madeira tratada?

O que é madeira tratada

A madeira está presente em ambientes externos e internos, comerciais, residenciais e industriais, nas praias, nos campos e nas grandes cidades. Por esse motivo, móveis e estruturas de madeira vivem expostos aos mais variados agentes que podem prejudicá-la.

Neste cenário, o desenvolvimento da madeira tratada é realizado através de processos industriais que utilizam substâncias químicas específicas para diferentes finalidades. Entre elas, destacam-se os vernizes e os stains, assim como os preservativos com ações:

  • inseticida;
  • fungicida;
  • retardante de chamas;
  • revestimento de madeiras em contato com o solo;
  • revestimento de madeiras expostas ao intemperismo.

Os diferentes preservativos utilizados no tratamento industrial da madeira podem ser aplicados através de diversos tipos de processos, incluindo vácuo-pressão em autoclave, tratamento industrial sem pressão, banho de imersão a frio, aplicação via pincelamento ou pistola, imersão, penetração, pulverização, tratamento duplo vácuo, por exemplo.

Na hora de fazer o tratamento industrial da madeira, é fundamental considerar o tipo de proteção desejado para escolher qual preservativo e técnica de aplicação são os mais adequados. Além disso, obter o produto com fornecedores de confiança é imprescindível.

Tratamento industrial para madeira? Conte com a Montana

A linha industrial da Montana oferece uma grande variedade de preservativos para madeira que conferem proteção e preservação ao substrato utilizando matérias-primas de excelente qualidade e procedência. Nosso catálogo oferece inseticidas, fungicidas, retardantes de chamas e preenchedores que são referência no mercado. Entre em contato e saiba como adquirir.

Compartilhar