• Notícias
2 min

Quando Usar Revestimento para Madeira em Contato com o Solo?

Madeira em contato com o solo, quando não tratada industrialmente, pode sofrer consequências graves. Afinal, é altamente favorável ao ataque de organismos biodeterioradores e a...

Por: Redação Montana
Quando Usar Revestimento para Madeira em Contato com o Solo?

Madeira em contato com o solo, quando não tratada industrialmente, pode sofrer consequências graves. Afinal, é altamente favorável ao ataque de organismos biodeterioradores e a umidade contribui ainda mais para essa deterioração. Em média, estima-se que a madeira não tratada degrada-se de um a dois anos mais rápido. E para quem busca um revestimento para madeira em contato com o solo, o Xiloblock Acqua certamente se mostra como uma excelente e eficiente opção de revestimento para madeira.

Xiloblock Acqua: entenda como funciona o revestimento

Em áreas de confinamento animal e fruticulturas, os compostos químicos provenientes de dejetos orgânicos são prejudiciais à madeira que fica em contato direto com o solo. Por esse motivo, é necessário revestí-las internamente para evitar transtornos.

Neste cenário, revestimento para madeira em contato com o solo reduz a absorção de água, aumenta a estabilidade dimensional e a vida útil das superfícies de madeira. Exatamente o que a aplicação do Xiloblock Acqua proporciona.

A aplicação desse revestimento ultraflexível é indicada para madeiras em contato com o solo, que já foram previamente tratadas com os preservativos Osmose K33C ou MOQ OX, com o objetivo de criar uma barreira física impermeável contra compostos químicos.

Sendo assim, é ideal para mourões, vigas, decks, entre outros, uma vez que reduz a absorção de água pelas áreas mais suscetíveis das superfícies e também aumenta a estabilidade dimensional e a vida útil da madeira.

E quais as vantagens desse revestimento para madeira em contato com o solo?

Madeira para contato com o solo

O Xiloblock Acqua é um revestimento à base de água que apresenta baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e baixo odor durante e após a aplicação. E, além disso, existem outras vantagens atreladas ao produto que também valem a pena.

  • Secagem rápida;
  • Revestimento ultraflexível;
  • Boa resistência às intempéries;
  • Acabamento com aspecto fosco.

A facilidade de aplicação também é uma característica que se destaca. Como já vem pronto para uso, não é necessário diluir o produto. Mas é preciso aplicá-lo, no mínimo, na zona de afloramento da estrutura de madeira, que compreende a região entre 40 cm abaixo da linha do solo e 10 cm acima da linha do solo.

Isso porque a zona de afloramento é considerada a região mais suscetível ao ataque de fungos apodrecedores e insetos, pois apresenta condições favoráveis (umidade, temperatura e oxigênio) ao desenvolvimento de organismos biodeterioradores de madeira.

No caso de mourões utilizados em área de confinamento animal, é importante lembrar que a movimentação do solo provocada pela raspagem dos dejetos pode provocar o acúmulo de resíduos e aumento do nível do solo em alguns mourões. Por fim, no caso da aplicação do revestimento para madeira em decks, o produto deve ser aplicado na parte estrutural.

Xiloblock Acqua é Montana

A Montana oferece uma linha completa de preservativos e revestimentos para superfícies de madeira em contato com o solo, contribuindo para aumentar a vida útil e evitar a degradação do substrato com excelência. Confira em nosso site como obter o Xiloblock Acqua.

Compartilhar