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Retomada do setor?

Após a turbulência provocada pela pandemia de coronavírus nos meses de março a maio, os ventos começaram a soprar a favor do comércio varejista de...

Por: Redação Montana
Retomada do setor
Após a turbulência provocada pela pandemia de coronavírus nos meses de março a maio, os ventos começaram a soprar a favor do comércio varejista de material de construção. É o que relevam alguns indicadores setoriais para medir o comportamento de consumo e que dão sinais de que o segundo semestre será melhor!
Entre os fatores que influenciaram este expressivo aumento está o auxílio emergencial do Governo, que contribuiu com a renda e encorajou as pessoas a fazerem pequenas reformas e reparos. No período de 3 a 10 de julho, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) realizou uma pesquisa com 600 lojistas nas cinco regiões brasileiras para conhecer a variação de vendas de março a junho e realizar alguns comparativos. O Relatório chama-se Termômetro Anamaco e reflete as informações mais atualizadas sobre o nosso varejo de material de construção.
De março a maio, por exemplo, 42% dos varejistas entrevistados perceberam aumento de vendas em plena pandemia, se comparado a igual período do ano passado. A pesquisa também aponta que 46% dos lojistas já assinalavam mais uma alta de vendas para o mês de junho e 26% das empresas se mostraram otimistas para os próximos 12 meses. O ICVA, indicador de varejo da Cielo, também confirma boas perspectivas. Para se ter uma ideia, somente na semana de 19 a 25 de julho, o faturamento do setor de materiais de construção subiu 33,1%, o único entre os segmentos de bens duráveis a ter alta no período. Portanto, o momento é oportuno para que o lojista invista em ações que fortaleçam a comunicação com os clientes e, é claro, gerem negócios!
A Montana Química preparou algumas dicas para ajudar você a ter bons resultados. Veja a seguir.
Experiência do cliente
Ofereça, sempre que possível, uma experimentação ao cliente do seu produto ou serviço no ponto de venda. Alguns exemplos práticos são amostras, apresentar os lançamentos num ambiente decorado, demonstrações, simulações, usar óculos de realidade virtual, entre outros.
Conteúdo relevante
Utilize de forma estratégica as suas campanhas promocionais para levar conteúdo útil e relevante ao cliente. Há vários canais para que esta comunicação seja feita, seja por meio de newsletter, redes sociais, site, WhatsApp ou pessoalmente. Se a troca for positiva, certamente o cliente o verá como uma empresa que se preocupa em manter um bom relacionamento.
Jornada do cliente
O conceito não é novo, mas poucas empresas sabem usá-lo corretamente. Na prática, é saber traçar estratégias de marketing e vendas, educar melhor as pessoas/colaboradores sobre o produto e atrair o cliente certo. Consultores do Inovação Sebrae dão dicas valiosas!
Programas de Fidelidade
São raros os casos de consumidores que não aceitam participar de programa de fidelidade. É um recurso atraente e pode ser o diferencial necessário para que uma pessoa opte por se tornar cliente de uma loja.
Crie um mecanismo de recompensas para valorizar os clientes que compram com frequência no seu estabelecimento. Pense em um sistema de pontuação para premiar estes clientes com produtos, descontos e serviços gratuitos.
Se você gostou destas dicas, veja mais textos sobre o assunto aqui, no novo site da Montana Química.
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