- Notícias
Você conhece as diferenças entre os tipos de brilho das lacas?
A laca é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira. Afinal, apresenta uma infinidade de cores e tonalidades, garantindo a versatilidade do produto...

A laca é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira. Afinal, apresenta uma infinidade de cores e tonalidades, garantindo a versatilidade do produto para que seja aplicado em diferentes projetos de arquitetura e decoração.
No entanto, nem todos conhecem as diferenças entre os tipos de brilho das lacas e essa informação é fundamental para garantir que o produto seja bem aproveitado. A boa notícia é que nós da Montana preparamos este conteúdo especialmente para esclarecer o assunto.
Pintura laqueada: o que é e quais os tipos de brilho das lacas
A laca é um tipo de acabamento utilizado para proteger e pigmentar superfícies de madeira (painéis MDF, MDP, compensados ou madeira maciça de superfície plana ou usinada, peças de decoração, entre outros) e conferir requinte e sofisticação às peças.
Em geral, a laca pode ser de base nitro ou base poliuretânica. A primeira apresenta acabamento pigmentado de alta performance, excelente cobertura, rápida secagem e alta durabilidade. Já a segunda oferece acabamento premium sem amarelar ou desbotar.
No que diz respeito à escala de brilho, a laca pode ser classificada da seguinte forma:
- 0 a 10: fosca
- 20: semi fosca
- 30: acetinada
- 40 a 70: semi brilhante
- 80: brilhante
- 90+: alto brilho
Agora vamos esclarecer melhor as diferenças entre os tipos de brilho das lacas, com foco nos acabamentos fosco, acetinado ou brilhante.
Laca fosca ou acetinada
A laca fosca ou acetinada é conhecida por ser mais resistente, embora um pouco mais difícil para limpar: enquanto o acabamento fosco pode apresentar uma textura mais áspera, o acabamento acetinado destaca-se pelo fato de apresentar uma textura lisa e aveludada.
De modo geral, esse tipo de laca fosca ou acetinada é muito utilizado em projetos de pintura laqueada em móveis e peças manipulados frequentemente, tais como escrivaninhas, mesas, cadeiras, bancadas e armários de cozinha, entre outros.
Laca brilhante
A laca brilhante se destaca porque, visualmente, chama mais a atenção. Além disso, é considerada mais fácil de limpar, o que contribui para a manutenção das peças com esse tipo de acabamento. No entanto, é mais frágil e suscetível a riscos.
Por essa razão, a utilização da laca com brilho é mais comum em móveis de pouco uso e peças decorativas, como mesas de canto, aparadores, mesas laterais, entre outros. Desde que utilizada seguindo essas dicas, a laca brilhante é uma excelente opção de acabamento.
O ideal é entender bem as diferenças entre os tipos de brilho das lacas, identificar o tipo de projeto no qual serão utilizadas e garantir que os produtos utilizados tenham sido fabricados com as melhores matérias-primas.
Laca é na Montana
A Montana Química, com mais de 60 anos de experiência, é especialista em acabamento, proteção, preservação e tratamento para superfícies de madeira e tem o compromisso de levar aos clientes o que há de melhor no mercado.
E o catálogo da Montana oferece opções de laca de base nitro e poliuretânica com uma ampla variedade de cores para garantir qualidade e excelência ao seu projeto de pintura de superfícies de madeira. Consulte nossa equipe e saiba onde adquirir o produto.