• Soluções e Consultoria
2 min

Como Evitar Propagação de Chamas em Estruturas de Madeira?

Esquadrias, forros, vigas, terças, pilares. Esses são apenas alguns dos exemplos de estruturas que podem ser fabricadas com uma matéria-prima bastante popular: a madeira, que...

Por: Redação Montana
Como Evitar Propagação de Chamas em Estruturas de Madeira

Esquadrias, forros, vigas, terças, pilares. Esses são apenas alguns dos exemplos de estruturas que podem ser fabricadas com uma matéria-prima bastante popular: a madeira, que confere resistência e durabilidade. No entanto, quem trabalha com madeira sabe que evitar a propagação de chamas em superfícies de madeira é extremamente necessário.  A boa notícia é que a utilização de um bom retardante de incêndios é a saída.

Propagação de chamas em estruturas de madeira: por que tomar cuidado?

A escolha das matérias-primas utilizadas em projetos da construção civil é uma etapa extremamente importante. Afinal, a qualidade desses materiais não apenas garante a beleza do projeto, mas principalmente a segurança e a resistência das estruturas. É por esse motivo que a madeira é amplamente utilizada pelas indústrias: por ser naturalmente resistente e durável ao mesmo tempo em que confere beleza e um excelente acabamento.

Inclusive, técnicos e estudiosos do material atestam que a madeira é extremamente segura contra o fogo. Por exemplo, acender uma lareira com madeira leva um certo tempo e o material costuma demorar bastante para se deteriorar, demonstrando a segurança da matéria-prima.

Ainda assim, para evitar a propagação de chamas em estruturas de madeira, é importante investir em uma ação simples: a aplicação de um bom retardante de chamas para madeira, que evita de forma simples, segura e eficiente todos os riscos que um incêndio representa.

Como funciona um retardante de chamas para madeira?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que o retardante de chamas é uma substância química que possui a ação de retardar a ignição, diminuir a velocidade da queima e minimizar a emissão de fumaça e a propagação do fogo em caso de incêndio.

Além disso, o produto possibilita que o fogo seja controlado mais rapidamente, reduzindo os impactos de um incêndio. Sendo assim, a aplicação do retardante para evitar a propagação de chamas em estruturas de madeira, é indispensável.

Como-Evitar-Propagacao-de-Chamas-em-Estruturas-de-Madeira1

Uma das opções de retardantes de chamas para madeira é o Osmoguard FR100, ignífugo (produto que evita fogo em superfícies de madeira) desenvolvido a base de água para proteger e preservar o substrato contra o fogo em situações de incêndio.

O Osmoguard protege sem alterar as características naturais da madeira e age diretamente no processo químico que ocorre durante a queima do substrato, reagindo automaticamente na presença de calor intenso, situação comum em caso de incêndio e princípio de incêndio.

Posteriormente, o produto age convertendo gases combustíveis e carvão em materiais não combustíveis, em nitrogênio e em dióxido de carbono. A aplicação é indicada para madeiras cruas e secas que foram previamente trabalhadas (aplainadas, lixadas, perfuradas), que apresentam teor de umidade inferior a 30% e não tem contato direto com o solo ou água.

Saiba como obter o retardante de chamas da Montana

A Linha Industrial da Montana é composta por produtos de alta qualidade, como o Osmoguard FR100, para quem busca um retardante de chamas eficiente e seguro para reduzir os riscos e prejuízos causados por incêndios. Consulte nossa equipe para mais informações e saiba como adquirir o produto.

Compartilhar