- Notícias
Você conhece as Florestas de Reflorestamento
A madeira é uma matéria-prima resistente, durável e versátil. Em função disso, tem sido amplamente utilizada na construção civil e em projetos de arquitetura e...
A madeira é uma matéria-prima resistente, durável e versátil. Em função disso, tem sido amplamente utilizada na construção civil e em projetos de arquitetura e decoração. No entanto, a exploração desse recurso tem suas consequências para o meio ambiente.
Pensando nisso, as florestas de reflorestamento surgiram como uma opção ecologicamente mais adequada para possibilitar que a utilização do material continue sem complicações mais graves. Mas, o que é e quais os benefícios dessa prática?
Floresta de reflorestamento: o que é e quais os benefícios
Inicialmente, é necessário entender o conceito de reflorestamento. Resumidamente, reflorestar é plantar árvores e vegetações em zonas que foram desmatadas anteriormente, seja por ação humana (queimadas, barragens, exploração) ou natural.
Desse modo, a floresta de reflorestamento origina-se em áreas replantadas espontânea ou planejadamente, com o objetivo de recuperar espécies nativas, preservar ecossistemas, diminuir os efeitos da poluição e do aquecimento global e atender interesses comerciais.
Agora que já definimos o significado de floresta de reflorestamento, fica fácil entender a diferença entre florestamento e reflorestamento. Mas, caso ainda reste alguma dúvida:
- florestamento é o nome dado para o plantio em locais que nunca tiveram vegetação;
- reflorestamento é o nome dado para a recuperação de espaços que já tiveram vegetação, ou seja, que já foram florestas.
De modo geral, a prática do reflorestamento é bastante vantajosa, pois:
- diminui os índices de desmatamento;
- reduz a emissão de CO2 (efeito estufa);
- contribui para o controle da biodiversidade;
- ajuda no controle de erosões e deslizamentos.
Além da questão ambiental, quando o assunto é floresta de reflorestamento é impossível deixar de falar sobre o foco comercial que esse tipo de prática possui, com o objetivo de gerar a madeira de reflorestamento, utilizada na construção civil.
O que é reflorestamento comercial?
O reflorestamento comercial é praticado pelo mercado madeireiro. Sendo assim, toda a madeira proveniente desse processo tem como destino a comercialização. É uma forma de continuar explorando os recursos naturais, mas sem prejudicar o meio ambiente.
Isso é possível porque todas as árvores extraídas são respostas e esse ciclo se repete indefinidamente. A madeira extraída das florestas de reflorestamento é conhecida como madeira de reflorestamento.
Madeira de reflorestamento: o que é e para que serve
A madeira de reflorestamento, ou madeira reflorestada, é proveniente de florestas de reflorestamento. É uma alternativa mais sustentável, especialmente porque a sua extração não é tão agressiva ao ecossistema local.
Como já dissemos, no reflorestamento com foco comercial, a madeira das florestas plantadas é destinada pelo setor madeireiro para comercialização. Por esse motivo, é utilizada para a produção de produtos, como móveis, portas, janelas, entre outros.
Alguns exemplos das espécies de madeira de reflorestamento mais comuns são pinus, eucalipto e araucária. É necessário lembrar que esse tipo de madeira oferece resistência e durabilidade tão boas quanto as madeiras nativas.
Apesar disso, hoje em dia existem diferentes produtos que podem ser utilizados para aprimorar ainda mais a qualidade da madeira, aumentando sua durabilidade e contribuindo para melhorar a qualidade do acabamento.
Conheça a linha de cuidados para madeira da Montana
A Montana Química é referência no tratamento, proteção, preservação e acabamento das madeiras provenientes de florestas de reflorestamento. Nossos produtos utilizam as melhores matérias-primas e tecnologias do mercado.
Acesse o site e confira nosso catálogo completo.